quarta-feira, 14 de maio de 2014

Edutopia...

"It’s a place of inspiration and aspiration based on the urgent belief that improving education is the key to the survival of the human race. We call this place Edutopia, and we provide not just the vision for this new world of learning but the real-world information and community connections to make it a reality".

Temos com frequência verdadeiros apaixonados pela educação. Gente política criada nos alforges partidários que nos prometem toda a dedicação a uma questão que trará dias novos à capacidade de as pessoas pensarem e exprimirem as suas ideias, formalizando a sua participação  cívica. Hannah Arendt explicou que a verdade e a política sofrem de uma incompatibilidade insuperável, pois a mentira é um aceitável recurso para o exercício da governação.

Teríamos a sociedade civil, os que generosamente pela sua maior riqueza decidissem participar na construção de valores comunitários, na formulação de associações que se dediacam ao bem comum, fazendo-o com sentido de missão. E aqui a educação poderia mais uma vez ser uma nobre causa. O capitalismo associa-se mal nos espírtos pobres a uma dimensão de consciência social. Os capitalistas em Portugal são só isso, capitalistas. Não se lhes conhece verdadeiros projectos de solidariedade social. Acumulam capital como a praia grãos de areia.

George Lucas é um exemplo de quem investiu uma parte da sua fortuna feita a partir desse sonho planetário de contar aventuras, Star Wars, num projecto de uma dimensão que vale a pena destacar, a Edutopia. Pensado para crianças até aos doze anos, propõe todo um mundo de descobertas e oportunidades no planeta da aprendizagem. É uma plataforma para docentes, pais, gestores darem o seu contributo para uma melhoria significativa na aprendizagem.

Edutopia congrega ideias vindas da investigação em ciências sociais e educação, e onde a aprendizagem com base em projectos, a aprendizagem designada de envolvência emocional e os acessos aos novos suportes digitais são contemplados de forma muito significativa. Edutopia é uma platforma com excelentes recursos para promover a inovação, as competências para uma motivação para a aprendizagem ao longo da vida e como as literacias se podem trabalhar para uma participação e envolvência cívica. Daqui a alguns séculos talvez consigamos que os merceeiros do costume percebam alguma coisa de valores e de cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário