quarta-feira, 14 de maio de 2014

Leituras - Les Essais

"Estou convencido de que por vezes me acontece falar de coisas que melhor tratarão as gentes do ofício, e com mais verdade. Trata-se apenas de pôr à prova as minhas faculdades naturais e não as que adquiri. E quem tomar por defeito a minha ignorância de modo algum me ofende, pis dificilmente ousarei responder às minhas afirmações perante ninguém, eu, que nem perante mim próprio respondo por elas e a quem também não satisfazem. (...)

E embora seja eu bastante um homem de leitura, não sou de modo algum um homem de memória. Por isso não garanto certezas: quando muito, posso revelar o grau de conheciemntos que tenho da questão no momento em que escrevo. Atente-se não nas matérias tratadas, mas na maneira como as trato. (...)

Não tenho outro ordenador dos meus pensamentos que não o acaso. À medida que as minhas ideias se apresentam, junto-as. Ora se acotovelam como uma multidão, ora se arrastam em fila. Quero que seja o meu pendor natural e habitual, por mais desregrado que seja. Deixo-me ir tal como sou: tanto mais que os assuntos são dos que é permitido ignorar ou evocar ao acaso temerariamente. (...)

Digo livremente o que penso de todas as coisas, mesmo das que, sendo caso, ultrapassam as minhas capacidades e de que modo algum considero da minha competência. A opinião que formulo serve igualmente para pôr em evidência os limites do meu discernimento e não os limites das coisas".

Sem comentários:

Enviar um comentário