sábado, 15 de abril de 2017

O belo - a sua representação pela arte

O belo na representação da arte, a fruição estética da criação!

Os artistas e criadores em diferentes épocas tiveram motivações diversas. Uma das suas fortes motivações foi ainda assim o prazer das obras apreciadas. A procura do belo e a tentativa de atingir um nível de perfeição conduziu muitas criações. Definido como "gracioso", "bonito", "maravilhoso", o belo muitas vezes se identificou com o bom. Na nossa expressão diária muitas vezes o que definimos como belo é o que nos agrada ou que desejamos ter.

Muitas vezes associamos o belo ao bom, ao que transmite um ideal, que pode estar associado a um mito, ou a um herói. Esse idela pode ser eeconhecido ou identificado como bom, mas pelas circunstâncias de sofrimento desses heróis, não s etransforma num desejo nosso. Esse sentido de bem afasta-se das nossas opções. Existe pois uma diferença crucial entre o Belo eo Desejo.

O belo visto numa obra de arte é algo que não suscita o nosso desejo, mas algo que existe por si, como representação bela de algo quem muitas vezes possa o não ser, como em algumas situações da natureza. É desse belo sentido e admirado numa cultura que aqui falaremos. O Belo exprimido na Arte, mas também pela representação da natureza, pois esta foi em muitos momentos a representação do Belo. 

Por vezes representações de uma época podem ser consideradas belas, ainda que de contornos morais duvidosos. Assim deixaremos nesta tag a evolução da beleza tendo em atenção que ela nunca foi um absoluto e evoluiu ao longo da História nas suas representações mitológicas, da natureza e da visão da sociedade e dos seus elementos. E há naturalmente que reconhecer que muitas vezes, uma mesma época criou diferentes ideias de belo, de acordo com a sua própria evolução cultural.

Estela grega de uma criança, séc. V a. C.
Dartmouth College's Hood Museum; The Onassis Cultural Center in New York
#Obelocomorepresentação

Sem comentários:

Enviar um comentário