quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Eleições Legislativas - 2015 (2) - Ler para compreender (I)

O que fazer com este País é um livro cujo título no primeiro relance pode não nos dar toda a ideia de informação e conhecimento que poderíamos procurar, pois saem muitos livros que pretendem apresentar soluções para a gestão política, económica e cultural de Portugal no actual momento. Lendo-o ficamos com a clara impressão que se trata de um grande livro, um objecto para conhecer a realidade nacional e europeia e poder assim exercer a cidadania de uma forma crítica e esclarecida. 

Ricardo Paes Mamede vai sendo conhecido por algumas intervenções ocasionais nos media e talvez mais ainda pela sua participação no blogue Ladrões de Biblicletas onde com outros elementos tem procurado usar os seus conhecimentos na área da economia para que possamos compreender a realidade do momento e ter a informação capaz de fazer escolhas acima da ideologia.

O seu livro O que fazer com este País faz uma análise detalhada e substantiva sobre o quadro causal de Portugal se ter tornado um País de grande clivagem social, com zonas de pobreza significativa para grandes faixas da população. Analisa as escolhas feitas, os erros de cabotagem do ponto de vista das escolhas económicas e como a União Europeia se tornou uma ilusão para a garantia da solidariedade e da coesão dos países periféricos. Com recurso a fontes de informação diversificadas permite a qualquer leitor compreender como é necessário conhecer, não para todos concordarem sobre os mesmos caminhos, mas para discutirmos as alternativas para sermos pessoas que pertencem a uma sociedade decente. 

O que fazer com este País é um documento essencial para olhar para as eleições legislativas e compreendermos que as escolhas se fazem com base em opções e que a realidade que alguns constroem com o medo e a chantagem psicológica conduz a resultados já conhecidos e que nada dizer ou apenas querer fazer diferente, mas não o enunciar é outra forma de desperdiçar a força essencial que o voto deve ter. De todos os livros editados em vésperas de eleições parece-me ser o que melhor nos ajuda a compreender o que está em jogo. Discute a sociedade portuguesa, os seus bloqueios, as más escolhas do passado e o que podemos reivindicar e a legitimidade de quem governa depende dessa discussão.

Atento à questão essencial da desigualdade social debruça-se sobre os problemas estruturais do País e indica linhas de acção suportadas nos desafios que se enfrentam, na gestão de recursos que importa aprimorar e na discussão das regras que importa afrontar, pois não existe maior valor que a dignidade humana da vida colectiva de uma sociedade. A opinião que podemos construir e o modo como o discutimos será uma força de exigência à cidadania esquecida de uma classe política conformada. Percebemos com dados funcionais da organização económica e social que os velhos dogmas das maiorias absolutas não nos servem. Precisamos de compromissos e eles são essenciais para colocar em evidência a diversidade de valores. 

Tony Judt ou José Gomes Ferreira já tinham chamado a atenção para a ilusão de uma Europa solidária e em O que fazer com este País, Ricardo Paes Mamede explica-nos como a diversidade das economias na zona Euro coloca em falência uma formulação civilizacional que em Portugal foi muito reduzida no tempo. Antes de se pensar numa estratégia de ruptura com a zona euro, importa exigir um debate sobre as condições dessa participação e essa é uma das responsabilidades da classe política, mas também dos comentadores e jornalistas que demasiadas vezes se esquecem das questões essenciais. O que fazer com este País dá-nos a informação para o exigirmos e para exercermos a cidadania da participação política de uma forma mais empenhada e construtiva. É pois, um livro a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário