sábado, 10 de maio de 2014

Villaret - o talento da palavra

Nasceu a 10 de maio de 1913, em Lisboa e passou pela vida cultural do País de então como um cometa onde a declamação da palavra alcançou níveis grandiosos. Foi actor e encenador, mas recordamo-lo, sobretudo como declamador de poesia, dando a um País cinzento as palavras de Miguel Torga, Fernando Pessoa ou José Régio de uma forma genial.

Num País de grande pobreza e analfabetismo e de horizontes culturais limitadíssimos fez na RTP programas onde prestou um serviço educativo de grande alcance. É significativo que hoje, nos tempos vazios da modernidade, não exista um programa de poesia, um espaço da palavra, mas antes contínuas formas circulares entre a caridade de pacotilha e as maniestações de uma pobreza musical que em todas as tardes vedetas de ocasião enchem o espaço televisivo.

Não é excessivo dizer que cinquenta e três anos depois do seu desaparecimento físico, ninguém conseguiu suplantar os valores emotivos e de transcendência que as palavras de diversos poetas com ele alcançaram. Até Mário Viegas que foi o maior da sua geração e tantos nos deu em palavras, teve dificuldade em igualar a genialidade das palavras dita por Villaret. E também a doçura. Era um homem simples que nos ofereceu tanto quando caminhavamos nesse país desero que foi o salazarismo.Uma evocação do seu talento, num poema de Rudyard Kipling, "Se".

Sem comentários:

Enviar um comentário