sexta-feira, 9 de maio de 2014

O tratado de Windsor

A nove de Maio de 1386, justamente há já mais de seiscentos anos que D. João I e Ricardo II, rei de Inglaterra celebraram em Windsor, um tratado, que é hoje, o mais antigo tratado ainda em vigor. Tratado de aliança entre dois reinos, que juravam protecção mútua, mas também o desenvolvimento do comércio marítimo. Consequência do tratado de 1386, ele seria muito importante para a confirmação da independência de Portugal.

Tratado que tinha implicações  nos interesses da casa de Lancaster, e da defesa de interesses económicos que haveriam de nascer da futura Espanha e igualmente da França. Na sequência do tratado, Filipa de Lancaster, casaria com o rei de Portugal.

Filipa, foi uma figura de uma imensa grandeza, pois mudaria a corte portuguesa nos seus hábitos e com D. João I formaria a "ínclita geração" que permitiria a abertura a novos mundos. Nesta data relembrar aqui essa figura que ousou definir um caminho, projectar um sonho e persistir no futuro. Nestes tempos o seu exemplo é uma lição pela sua procura pela justiça, como forma de governo e de serviço aos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário