quinta-feira, 3 de abril de 2014

Memória de Aristides


Em quantas figuras podemos nós encontrar toda a humanidade, identificar o valor espiritual da dignidade do homem acima de qualquer sistema religioso ou político? A que homens podemos nós associar a esta ideia de generosidade, de uma consciência humana escrita não em plavras, mas em actos de coragem e sacrifício? Em que exemplos podemos nós concretizar esse exemplo maior, capaz de nos encaminhar para um País, uma Humanidade mais justa? Se na História Contemporânea mundial eles são escassos, neste País quase não existem.

Justamente há sessenta naos que desaparecia fisicamente um homem que fez da sua vida uma dávida de graça e generosidade na defesa dos direitos humanos. Se a imaginação suporta a criatividade, só a coragem pode libertar a pequenez humana que neste País viveu por tantas décadas. Chamava-se Aristides de Sousa Mendes e o cônsul de Bordéus foi um ser humano imenso. Usou as suas capacidades na defesa que fez da ideia de que acima da Lei está o serviço à Humanidade.
Deixamos abaixo um link para um recurso que permite conhecer melhor a sua acção em tempos onde a coragem das ideias era muitas vezes, demasiadas vezes um risco à própria vida. 
                                      Aristides de Souda Mendes - recurso digital

Sem comentários:

Enviar um comentário