quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Darwin e o a construção do conhecimento

O Conhecimento como forma organizada de compreender o universo, como espaço físico e organizador da vida, é um processo que o Homem vem procurando realizar, desde que os Gregos se aventuraram por estes caminhos, no longínquo período clássico da História da Humanidade. A preocupação por entender com uma linguagem própria aquilo que nos é dado a observar foi perseguido por outros que marcaram a História da Ciência.

Charles Darwin que aqui hoje destacamos foi um deles. Nasceu a doze de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, na Inglaterra e a sua atenção, desde cedo se orientou para os fenómenos naturais. Estudou Teologia, onde contactou com o estudo de temas ligados à Geoologia e à Botânica. A sua vida e também um pouco a nossa alterou-se com a viagem que fez a bordo  do Beagle, que lhe permitiu recolher e observar para estudo fósseis e amostras da Natureza.

Com A Origem das Espécies e A Origem do Homem apresentou uma teoria nova sobre o fundamento do mundo natural.  Em A Expressão das Emoções defendeu a ideia de que quer o corpo, quer a mente sofrem processos de evolução. A ideia de que o Homem como espécie tinha evoluído de um antepassado comum seria um terramoto no campo das ideias. A sociedade burguesa do século XIX não podia aceitar as ideias que iam contra o seu próprio fundamento.

Pouco pensadores influenciaram tanto o mundo da Ciência como Darwin. A partir dele a Natureza apresentou-se-nos com outro olhar. A teoria evolucionista foi importante para a criação de outros campos científicos. A Biologia, a Medicina, a Antropologia são exemplos dessa procura da Ciência em se superar por fazer do mundo um todo inteligível. A capacidade de o homem se pensar a si próprio é um contributo que Darwin deixou. 

Embora as ideias que Darwin defendeu ao nível da evolução das espécies, da sua adapatibilidade ao meio natural tenham sido importantes na abertura a novos campos, elas em muitos aspectos não foram justificadas pela recente bioquímica. O Homem parece ser bem mais complexo na sua natureza do que aquilo que Darwin apresentou. É prudente reservar, tal como os Gregos faziam (a hybris), uma conciência dos limites que o Universo coloca às nossas acções.

Sem comentários:

Enviar um comentário