quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Darwin e as Ciências

As ideias de Darwin levaram a repensar a própria natureza humana e nesse sentido muitos campos do conhecimento se abriram ao Homem. Deixamos aqui quatro livros cuja leitura nos permite compreender melhor as ideias de Darwin e a sua teoria, mas igualmente conhecer aqueles que no campo da Biologia as contestam. Com Henriqueta, a Tartaruga de Darwin, podemos compreender como nas ilhas Galápagos o cientista construiu a sua teoria sobre a origem das espécies. 

É um livro de José Jorge Letria dedicado aos mais novos que apresenta as ideias do pai do evolucionismo com simplicidade. Quem estiver interessado em conhecer melhor as ideias de Darwin, o seu livro A Origem das Espécies apresenta-as de uma forma mais completa nos seus princípios essenciais, como a selecção natural ou a mutação das espécies e a adaptabilidade ou meio ambiente. 

Na medida em que as ideias de Darwin colocaram em oposição a Ciência e a Religião, o livro Evolução a Duas Vozes, escritos por Teresa Avelar e pelo Padre Carreira das Neves permite conhecer as ideias destes dois universos em relação às ideias de Darwin. O Livro A Caixa Negra de Darwin permite-nos compreender como a biologia e a bioquímica não justificam em determinados campos as ideias da evolução de Darwin. A complexidade bioquímica do Homem pode ser aceite como um simples processo de evolução? É um livro interessante pelas questões que coloca. 
 
Finalmente deixamos aqui mais duas propostas numa altura em que as questões climáticas são matéria de preocupação. As questões ambientais, o desenvolvimento sustentado, os desastres ambientais, de que forma interferem na vida da sociedade humana? Duas repostas. Alastair Fothergill em Planet Earth revela imagens preocupantes e Algore em Uma Verdade Inconveniente analisa a questão de forma muito directa. Pela abertura de novas ciências de que aqui se deu um pequeno exemplo podemos facilmente concluir da importância de Charles Darwin, muito acima da simples docotomia Criação/Evolução.


Sem comentários:

Enviar um comentário