domingo, 17 de março de 2013

A Europa...


"A Europa não é uma construção acabada, e deixou mesmo de ser um projecto. Está a sofrer de uma crise que não consegue gizar-lhe os alicerces nem definir-lhe a traça. 
Perdeu-se a confiança em que resolva os  problemas instantes que se nos põem, não se acredita nos dirigentes, falta um ideal e um ideário que impulsionem e orientem a acção; quanto a realizações estamos perante uma manta de retalhos e resignamo-nos a discursos de vã retórica, a iniciativas descosidas, a medidas que só servem os interesses de alguns."

( Foi escrito há já seis anos, quando o baile de máscaras ainda se encenava para o Tratado de Lisboa e a solidariedade europeia ainda não afirmava a viva voz o poder do marco alemão e as suas necessidades industriais.
Vitorino Magalhães Godinho, num pequeno livro dava-nos em 2007 os limites desta impossibilidade, a desistência perante os cidadãos numa sinopse que o conhecedor, o estudioso da História saberia reconhecer com facilidade. 
Os estragos na cosmética europeia são produzidos, muito por esta falta de conhecimento. Foi uma última lição dada pelo grande Historiador das Descobertas. No dia do seu desaparecimento é essencial recordar essas vozes que muitos escolhem por de lado).

Sem comentários:

Enviar um comentário