quinta-feira, 1 de maio de 2014

International Day Jazz

Celebrado há dois anos como um património que levou a Unesco considerá-la um território de valor cultural único, o Jazz é uma forma de arte que nos conduz ao início do século XX e fez dele uma geografia de sons e emoções de valor universal.

Ligado aos antigos escravos do território americano e do sul trouxe na improvisação e na mistura dos mais diversos instrumentos a cor e a palavra do sonho, do desencanto, da alegria de superar as maiores dificuldades de respiração humanas. 

Nasceu do blues, das canções dos trabalhores negros americanos, dos cantos espirituais negros, sofreu diversas transformações e evoluiu muito durante o século XX. Associado muito a cidades como New Orleans, Chicago e New York, teve diferentes elementos que o conduziram a uma expressão universal. 

Louis Armstrong, Duke Ellington, Count Basie, Miles Davies, John Coltrane, Charles Mingus, Billie Holliday ou Nina Simone são diferentes formas de expressão do que o Jazz pode e continua a ser. Entre eles continuamos a ensaiar vozes que eternizaram o que mais humanos temos e que continuaraão a encantar o universo por eternidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário