terça-feira, 27 de maio de 2014

Celebrar a Natureza - Rachel Carson

Rachel Carson é uma das grandes figuras do século XX pela importância que concedeu ao natural, mas sobretudo porque estabeleceu a ideia essencial que vivemos num mundo de infinitos particulares que se correspondem entre eles, que se relacionam e que influenciam a globalidade da sociedade, mesmo em termos de habitats naturais. 

Ken Robinson fala muitas vezes da importância de Rachel Carson para a compreensão das  limitações que a utilização sem regras do mundo natural podem ter, nas possibilidades da sociedade humana e nesse sentido esta comprensão que ele nos deixou pode ser considerada uma revolução pelos impactos que provocou na nossa maneira de pensar e de ver o natural. 

Rachel Carson foi uma pessoa que se dedicou à biologia marinha, à zoologia e à ecologia. Dedicou-se em especial às temáticas da preservação ambiental, tendo em 1962 publicado a sua obra de destaque, Silent Spring, onde se fazima um conjunto de advertências sobre o meio ambiente. É um documento que vai dar grande impulso ao movimento ambiental.   
 Formada em Zoologia peloa Pennylvania College for Women e na Johns Hopkins University, foi professora universitária, publicou deiferentes artigos e livros sobre as questões ambientais e dedicou-se muito à investigação como pesquisadora. Under the sea wind (1941) e The sea around us (1951) deramlhe grande notoriedade, onde expôs de uma forma apelativa, do ponto de vista da linguagem, um conjunto de ideias de grande valor científico. 

A sua obra é de grande valor pela percepão de um mundo interligado, mas também porque com ela permitiu que se iniciasse um debate sobre o modo como os pesticidas ou os poluentes químicos podem influnciar as questões de saúde humanas. A sua obra marca um valor de grande significado para a partilha consciente de recursos entre comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário