quarta-feira, 23 de abril de 2014

William Shakespeare

 "O bobo e o rei na chuva mostram  que todos os homens são iguais e sofrem, cada qual a seu modo da sua fragilidade. O rei agora pobre e nu , ao relento descobre sua verdadeira identidade, mortal e frágil como qualquer de seus súditos: “ Quem pode vir me contar quem em verdade eu seja?” (1)

William Shakespeare nasceu  a vinte e três de Abril de 1564 em Stratford-up-Avon e morreu no mesmo dia no ano de 1616. É um nome imortal da literatura, o maior de língua inglesa e sem dúvida o maior dramaturgo de sempre pelo conjunto de uma obra que oscilou entre a poesia, os poemas narrativos e o teatro. Não se conhecem muitos aspectos da sua vida, havendo alguns dados conhecidos sobre onde estudou e a sua vida familiar.

Terá sido entre 1585 e 1592 que o seu nome começa a ser falado em Londres, onde fara sucesso numa companhia de teatro, Lord Chamberlain´s Men, de que será proprietário . As primeiras obras de Shakespeare são sobretudo comédias e obras com base em personagens históricas. Serão as suas tragédias que lhe darão um lugar na posteridade, como Rei Lear, Hamlet ou Macbeth. 

Shakespeare soube imortalizar no placo da vida, neste vale de tantas dificuldades a que nos foi dado viver o pensamento sobre as questões mais eternas, que desde os Gregos se colocarão, a honra, a morte, a lealdade, a injustiça, a ganância do poder, a beleza e o amor. A eles e à sua forma expressiva de escrever teatro conseguiu essa imortalidade a que se junta uma data significativa - O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

(1) (via  http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdeteatro/1931346)

Sem comentários:

Enviar um comentário