paint your palette blue and gray
look out on a summer's day
with eyes that know the darkness
in my soul shadows on the hills
sketch the trees and the daffodils
catch the breeze
and the winter chills
in colors on the snowy linen land." - Vincent
Firmin é uma comovente alegoria sobre o que significa nascer, crescer e entrar num mundo connosco, com os sonhos para olhar a realidade, vivê-la e se possível transformá-la. Firmin é a alegoria dos sonhadores, dos que acreditam no milagre, em que cada instante novas possibilidades sonham o real, dão-lhe poesia e consistência. Firmin é uma personagem presa num corpo, mas livre no real e no sonho que constrói em cada momento, em cada gesto de sobrevivência, em cada encontro que pela cidade tenta descobrir as cores e os cheiros que o fazem vivo.
Alguém esreveu que a vida que vivemos é feita de muitas outras, das que passam por nós e nos redimensionam o que amamos, fazemos ou conhecemos. Das que se formaram no sorriso aberto, nas ideias claras, na sabedoria tão essencial do que significa pensar por si.
ainda me impressiona que possamos compreender palavras sem as pronunciarmos.
Suponham que o tempo é um círculo que se curva para trás sobre si próprio. O mundo repete-se a si mesmo, rigorosamente, até ao infinito. A maior parte das pessoas ignora que voltará a viver a sua vida uma e outra vez. (...) No mundo em que o tempo é um círculo, cada aperto de mão, cada beijo, cada nascimento, cada palavra, irão repetir-se com precisão. (...) Tal como um objeto se pode deslocar em três direções perpendiculares umas às outras, horizontal, vertical e longitudinal, também um objeto pode participar de três futuros perpendiculares uns aos outros. Cada futuro é real (...) Alguns menosprezam as decisões, argumentando que todas as decisões acabarão por ocorrer. Num mundo assim, como poderia alguém ser responsável pelas suas ações?"
Há justamente cento e trinta e cinco nasceu um cientista, um pensador que tentou admirar e compreender o universo, os seus fundamentos usando as nossas humanas capacidades. Com a imaginação, a dúvida e o rigor da linguagem matemática deu-nos uma nova visão do universo. A revista Time considerou-o o homem mais importante do século XX. Justamente, Albert Einstein.