quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Da infância - O meu pé de Laranja Lima

«Eu sorri cheio de dor, mas dentro daquela dor tinha acabado de descobrir uma coisa importante. (...) Dindinha uma vez dissera que alegria é um «sol brilhante dentro do coração». E que o sol iluminava tudo de felicidade. Se era verdade, o meu sol dentro do peito embelezava tudo...» (1)
Os livros são territórios que nos permitem alcançar com mais facilidade a imaginação e com eles encontramos o modo como em tempos diferentes a infância foi olhada pela sociedade no seu conjunto. Neste sentido a literatura é assim uma fonte para o estudo desse «território desconhecido», nas palavras de Helena Vasconcelos.

O Meu Pé de Laranja Lima é uma incursão pela pobreza, pela incompreensão vivida pelo mundo adulto num determinado tipo de sociedade, mas acima de tudo é uma demonstração de um mundo infantil com as ferramentas do sonho, da ternura, capaz de tornar o real mais suportável. A apreensão de um mundo infantil povoado de sonhos poucas vezes nos trouxe tão emocionados para a nossa dimensão humana.

Este desencontro com a felicidade é um campo onde as sociedades contemporâneas e a literatura coincidem pela dimensão que a própria criança readquiriu em relação a sociedades passadas.

José Mauro de Vasconcelos, que aqui evocamos nos noventa e quatro anos do seu nascimento, escreveu um livro que no seu próprio tempo foi um sucesso pela sensibilidade com que apresentou os dilemas da existência de uma criança, que também o era de uma sociedade concreta. De origem humilde, exerceu diferentes profissões em diferentes locais, escritor de grande sensibilidade com uma narrativa simples e original, escreveu entre outros, Banana Brava (1942), Rosinha minha canoa (1962), O Palácio Japonês (1969), O Veleiro de Cristal (1973) e O Meu Pé de Laranja Lima que foi publicado em 1968. Se há livros que nos relembram as tardes em que se iniciava a leitura do mundo, nos sabores da distante infância este é um deles.

(1) José Mauro de Vasconcelos, O Meu Pé de Laranja Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário