sábado, 4 de janeiro de 2014

Memória de Newton

«Não sei como o mundo me vê, mas para mim pareço ter sido apenas um menino a brincar na praia e a divertir-me a encontrar de vez em quando uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita do que o habitual, enquanto que o grande oceano da verdade se apresentava por descobrir à minha frente.» (1)

Newton nasceu  a quatro de Janeiro de 1642 na Inglaterra e tornou-se uma figura universal pelas fronteiras que permitiu abrir no mundo como o observamos e podemos entender. Formou-se no Trinity College em Cambridge em 1665 e logo no ano seguinte inicia a publicação das suas primeiras ideias qie irão alterar por completo a Ciência e o modo como compreendemos o mundo. Escreveu uma das obras consideradas essenciais do pensamento humano, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, pelo contributo dado na explicação do universo físico.

Newton foi o primeiro a construir uma teoria que comprovava que os corpos celestes funcionavam de acordo com leis matemáticas, dando-nos a conhecer a força de atração que os mantinha em movimento, na conhecida lei da gravidade.Com Newton, compreendemos pela primeira vez que a gravidade é uma força determinante na relação com os planetas, mas com os outros objetos do universo. Os seus contributos para melhor compreender a cor e os seus diversos feixes de luz foram muito importantes para a astronomia e para diversos campos da física.

Com Newton, um pensador conseguiu criar pela primeira vez uma lei universal que se aplicava ao mundo físico e natural. As suas ideias permitiram compreender o achatamento dos pólos, tendo dado um grande contributo para o desenvolvimento de um método científico, onde o raciocínio experimental seja uma das suas permissas. Foi nesse sentido um pensador que alargou o ideal renascentista de tornar o homem o centro do universo.

Não será exagerado dar a Newton o papel essencial que forjou uma forma de nos permitir compreender as leis que regem a Natureza num sentido mais global. Neste papel importa não esquecer quem lhe preparou o caminho. Justamente, Descartes, Kepler, Copérnico e Galileu foram determinantes para que Newton pudesse chegar aos seus princípios científicos.

Estes homens compreenderam que ao Homem não estava destinado apenas existir neste mundo material. Existe uma mundo celeste, complexo que pode ser descoberto e explicado. É essa a sua grandeza para a história da Humanidade. Sobretudo fizeram nascer a ideia de uma nova Ciência, a Matemática cujo maior atributo é a compreensão do mundo físico. Nascia uma nova dimensão para o Homem, que por outros caminhos, mas com  a mesma vontade de compreender, Einstein daria forma no século XX.

Deixamos um link da Universidade de Sussex que procura dar uma visão bastante completa do multifacetado universo de Newton e que nos parece interessante como recurso no estudo das Ciências. Aqui.
(1) Charlses Van Doren, Breve História do Saber;
(Imagem, in vizir2.blogspot.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário