sábado, 14 de dezembro de 2013

Roald Amundsen ... a memória de um descobridor


O mundo é hoje um espaço menos infinito que o foi, quando a viagem, a descoberta era uma forma de exprimir uma ideia do mundo, uma conquista às limitações tecnológicas em confronto com o natural vasto e inacessível. Nessa lista de homens que sempre ousaram pelo desconhecido, na ideia sábia de Pascal, de que o Homem sentado, sedentário é uma forma menos aberta de existir, temos de incluir Roald Amundsen.

Roald Amundsen foi o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul e conseguiu esse feito a 14 de Dezembro de 1911. Partiu em Agosto, tendo navegado para sul a bordo do navio "Fram" em direção ao Antártico. Estabeleceu o acampamento na Baía das Baleias, a partir do qual toda rota era desconhecida. Partiu da sua base a 19 de Outubro, com quatro companheiros, quatro trenós e cinquenta e dois cães. atingiu o Pólo Sul em dois meses.

Anos mais tarde, a bordo de um hidroavião, conseguiu explorar o Oceano Ártico por via aérea. Em1926 com Ellsworth e Umberto Nobile, Amundsen a bordo de um dirígivel, o "Norge" viajaram de Svalbard sobre o Pólo Norte até ao Alasca, tendo percorrido o último espaço branco ainda não conhecido no mapa do mundo. Acabou por morrer, justamente no Ártico, na busca a uma equipa que se tinha perdido em explorações neste território fascinante e perigoso.
Imagem, in http://www.noruega.org.pt/About_Norway/history/

Sem comentários:

Enviar um comentário