quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Leituras - mar me quer

"O coração é uma praia." (1)

De uma obra notável em originalidade, muitos são os testemunhos seus de um património humano de grande valor, por onde a palavra se escuta em infinitos planos. Os sonhos, sempre eles, nessa viagem, onde se definem gestos de encontros e desafios de aventuras. Mar me quer, um pequeno livro sobre esse território de fascínio, onde as palavras se vestem para o dia, onde a emoção se constrói nas nossas memórias, nas histórias que nos embalam.

Mia Couto dá-nos neste livro a simplicidade da vida, o que se procura nos sonhos para embalar a vida, o caminho vivido nas ondas do tempo, no futuro que tanto queremos e não podemos vestir. Mar me quer é um pequeno livro sobre esse chamamento das histórias, do património oral, que nos desfia no tempo, por onde procuramos sempre ver novas manhãs a nascer, do tempo em que é possível despertar um sorriso. 

Ilustrado por João Nasi Pereira, é uma pequena maravilha, um encantamento sobre o caminho do sonho, nessa respiração do mar, no seu silêncio de maresia que é a pele de todas as manhãs amadas do vento. O sonho e a beleza que se encanta e maravilha no universo para o sentir, nesse caminho claro e diáfano com que o céu nos enche o horizonte.

"- E, pois, me diga: qual o serviço que tem o arco-íris?
 - Nem sei lá.
 - Tem o serviço só de fantasiar, de ensinar o céu a sonhar." (2)

(1), (2) Mia Couto, Mar me quer, - Páginas 56 e 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário