quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Livros e leituras - One time, one place

"Lidamos o melhor que podemos com a nossa exposição ao mundo durante a vida, e recorremos a todos os expedientes necessários para sobreviver. No entanto, é evidente que, no fim de contas, o nosso conhecimento depende da relação viva entre aquilo que vemos à nossa frente e nós próprios. Se a exposição é essencial, ainda mais o é a reflexão. O discernimento não se alcança frequentemente no clique de um instante, como uma fotografia feliz, mas vem a seu tempo, mais lentamente, e apenas de dentro.

O reconhecimento mais nítido é certamente aquele que surge marcado pela simpatia, tal como pelo choque - trata-se de uma forma de visão humana. E claro que isso é uma dádiva. Lutamos, enfrentando qualquer dor ou escuridão, movidos apenas pela esperança de a poder receber, e enfrentamos qualquer esforço, rezando para a manter. 

Cedo descobri que tinha de procurar aquilo que precisava de descobrir sobre as pessoas e as suas vidas. [...] escrevendo histórias. [compreendi] que o meu desejo, na verdade a minha contínua paixão, seria não apontar o dedo em julgamento, mas afastar uma cortina, aquela sombra invisível que cai entre as pessoas, o véu da indiferença perante a presença de cada um, a maravilha de cada um, a tribulação humana de cada um."

Sem comentários:

Enviar um comentário