A Civilização Grega - As manifestações artísticas: a cerâmica e a pintura
A
cerâmica pintada foi uma das grandes manifestações artísticas da
Civilização Grega. A sua exportação para toda a área do Mediterrâneo foi
um dos contributos desta civilização no Mundo Antigo que não tinha
atingido ainda este grau de exuberância. A cerâmica grega foi um dos
produtos que dava rendimento às cidades-estado e que se alargou em todo o
Mediterrâneo, tendo chegado também a zonas tão distantes como a Pérsia
ou o espaço da Europa Continental, como a Gália ou a Germânia.
A
cerâmica grega difundiu-se em diferentes períodos com características
diversas. Era produzida em oficinas artesanais que de estenderam por
toda a Grécia, embora se deva destacar o papel preponderante das
oficinas atenienses. Dos diversos estilos os mais interessantes pelas
inovações foram as produções de cerâmica coríntia e a ática.

Podemos destacar os seguintes períodos da cerâmica grega:
1
- séculos IX a VIII a.C. - desenvolve-se o chamado estilo geométrico
que sofreu a influência de outras culturas mediterrânicas, como a das
civilizações minóica e cretense. A decoração é feita à base de elementos
geométricos que são organizados em frisos paralelos. Nestes surgem
várias linhas onduladas e outras formas geométricas como triângulos ou
losangos, entre outros. Esta construção geométrica era feita seguindo
uma princípio muito importante, a de que existia uma linguagem abstrata
fundada em princípios matemáticos e existentes na natureza e que
organizava o próprio universo e a razão humana. São deste período as
cerâmicas de Dipylon.

3.
século V a.C. - com todo o desenvolvimento das cidades-estados e do
domínio de Atenas no Mediterrâneo e no Mar Negro inicia-se na pintura da
cerâmica a introdução de elementos orientalizantes. A decoração de
figuras de natureza mitológica, com uma mistura de animais e figuras
humanas e vegetais. Este período estende-se até ao século IV a.C., e é a
fase de maior qualidade da cerâmica grega.
A
criação das figuras vermelhas por Andócides, onde a superfície é toda
negra e as figuras desenhadas fixam um tom avermelhado vindo da cozedura
do barro dava-lhe grande expressão. As figuras ganham uma construção
naturalista e de grande valor plástico, sendo a cerâmica assinada pelos
seus criadores, o que revela a importância do período clássico na
cerâmica grega.
Imagem do topo: Representação de Dionísio
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